Às vezes, os gastos saem do controle e emergências aparecem pra fazer as despesas aumentarem. Mas, será que em momentos de sufoco financeiro é necessário cortar todos os gastos com lazer ou socialização?
Depende. Situações de desemprego ou de endividamento requerem mais austeridade com o dinheiro. Todos os casos de dificuldade financeira, em maior ou menor escala, requerem mudanças nas contas do mês e um certo reajuste de prioridades.
Muitas vezes, o provérbio “quem tá duro fica em casa” deve ser aplicado. Não tem jeito. Em outros, é possível manter certos gastos sociais, ainda que mais comedidos ou restritos. Mas, mesmo que seja para curtir sozinho, é preciso tomar cuidado.
Na hora de sair do sufoco financeiro, é preciso selecionar com o que gastar. Fazer escolhas é bem desagradável. Mas elas são necessárias para que a gente passe rápido por esse momento ruim.
Todo orçamento equilibrado prevê os “gastos sociais”, como festas, encontros e noitadas. Mas, diante de desafios, eles são os primeiros a serem cortados. Quando isso acontece, se isolar não é uma boa escolha. Você deve contar com o apoio dos amigos.
Ao enfrentar um desafio financeiro, o primeiro passo é fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo para superá-lo com o mínimo de desconforto possível. Mas, é claro, os desconfortos virão.
Defendemos que é sim possível continuar saindo estando endividado, desde que isso seja planejado. Para isso, é preciso procurar frequentar lugares e eventos gratuitos ou que custem pouco.
Nesse sentido, passeios ao ar livre e a prática de esportes em conjunto são boas opções. Além de restringir gastos e reduzir despesas, também é recomendado a busca de um aumento nas receitas. Que tal usar o tempo para pensar em vender coisas que já não usa?
Gostou? Existem diversas formas de organizar sua vida financeira,
Acompanhe-nos para mais!
MGA Capital LTDA – CNPJ 44.811.682/0001-98
Av. Pedro Taques, 294 Edifício Empresarial Atrium, Torre Norte, 14º andar, Sala 1407 Zona 10, Maringá – PR, 87030-008
Fale Conosco